Novos módulos e funcionalidades para sua empresa se adequar a reforma,
Desde as primeiras mudanças sancionadas da Reforma Tributária, o time Consistem deu início a um estudo envolvendo todo o Consistem ERP, visando garantir a plena conformidade das regras fiscais do novo sistema tributário.
Um dos pontos que vai impactar diretamente o sistema são as mudanças na NF-e e na NFC-e. A Nota Técnica 2024.002 IBS/CBS/IS traz novos novos grupos, campos e regras de validação nos leiautes, que ainda terão detalhamentos referentes ao impacto e à aplicabilidade.
Além de considerar este documento técnico, os estudos realizados pela equipe para adequar o sistema às novas regras se baseiam, também, nas seguintes publicações:
Emenda Constitucional 132/2023:
Altera o sistema tributário nacional com a substituição dos tributos atuais, repartição de novas receitas, transição para o sistema criado e gestão do novo modelo;
Tabela de Código de Classificação Tributária do IBS e da CBS:
Uniformiza os códigos de classificação tributária que serão utilizados por contribuintes e autoridades fiscais na apuração e declaração do IBS e da CBS.
Permite a realização do cadastro de tributos, regras, alíquotas e aplicações dos novos impostos.
Inclusão da gravação dos dados de IS, IBS e CBS na entrada de documentos fiscais e dos níveis dos novos tributos no Portal Fiscal.
Adequação do leiaute das Notas Fiscais de Saída para atender à Reforma Tributária, com a inclusão de novos agrupamentos e campos opcionais.
Tratamento da grade tributária para a emissão de notas fiscais de entrada e contranotas de produtores com os novos impostos.
Adaptação ao novo CNPJ com letras letras e números, formato que deve aumentar a capacidade de registros de empresas e facilitar a integração de dados fiscais e a fiscalização.
Adaptação do leiaute do Conhecimento de Transporte Eletrônico para informar os dados relativos ao IBS, à CBS e ao IS.
Alteração nos programas que fazem geração de nota de industrialização no Módulo Têxtil e Tinturaria.
Criação de nova opção de seleção para faturamento dos materiais que serão enviados para obra do projeto, atendendo às exigências da nova lei.
Alteração nos programas que fazem geração de nota de retorno de carga no Módulo Têxtil e Tinturaria considerando os novos impostos.
Criação de nova opção de seleção para faturamento dos processos de terceirização, como a geração das remessas e da nota fiscal de saída para a industrialização, adequando-o à nova legislação.
Tratamento em reforma
Faturamento NFS-e
Importação das classes novas para a NFe, para realizar a entrada e a emissão de notas fiscais de acordo com a nova legislação.
Revisão novas regras
Rentabilidade Real
Revisão da rentabilidade real com a inclusão dos novos impostos nos cálculos, buscando garantir a assertividade na precificação.
Revisão novas regras
Rentabilidade de Pedidos
Revisão da rentabilidade de pedidos, considerando os novos impostos que incidem sobre o preço de venda e o custo do produto.
Revisão de processos
Análise de Compras
Revisão dos processos de cotação, solicitações e análise de fornecedores para facilitar a tomada de decisão nas compras.