Descubra em poucos minutos se a sua empresa está realmente pronta para as novas regras fiscais e receba gratuitamente o Checklist¹ da Reforma Tributária — com as principais etapas para adequar seu negócio ao novo modelo tributário.
Processos implementados
Em transição
Estágios iniciais de planejamento
Não fizeram nada
Fonte: Thomson Reuters Institute, 2025.
Segundo a Thomson Reuters, apenas 15% das empresas brasileiras estão com recursos e processos comprometidos com a Reforma Tributária. Outros 63% ainda estão em estágios iniciais ou planejando o que fazer. O restante… nem começou.
Enquanto isso, o cronograma da Emenda Constitucional 132/2023 já está em andamento. As primeiras mudanças estruturais entram em vigor em janeiro de 2026.
“Aqueles que ancorarem a reforma em estratégia, resultados e tecnologia transformarão uma obrigação em vantagem competitiva. Aqueles que esperarem pela certeza total poderão pagar por essa decisão com impactos na margem e no fluxo de caixa de suas organizações, bem como na possibilidade de litígios.”
Não espere que a transição pegue sua empresa de surpresa, comece agora!
O novo modelo vai substituir diversos tributos (ICMS, ISS, PIS, Cofins, IPI) por um sistema dual de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) — o IBS e a CBS. A mudança vai simplificar o sistema tributário mas exige que as empresas revisem estratégias fiscais, processos e adequação de sistemas de gestão.
No nosso hotsite, você tira as suas principais dúvidas e acompanha as últimas novidades sobre o assunto.
Responda à pesquisa rápida (leva menos de 3 minutos) e receba o resultado:
Checklist da Reforma Tributária
¹ O checklist traz os pontos gerais de adequação à legislação com regulamentação publicada até 20 de outubro de 2025. O documento não aborda particularidades de cada segmento de mercado e suas respectivas tributações.
² O diagnóstico é informativo, baseado em aspectos gerais de planejamento para a transição tributária. O resultado não substitui consultoria contábil/jurídica para planejamento personalizado.