Novos módulos e funcionalidades para sua empresa se adequar a reforma,
Desde as primeiras mudanças sancionadas da Reforma Tributária, o time Consistem deu início a um estudo envolvendo todo o Consistem ERP, visando garantir a plena conformidade das regras fiscais do novo sistema tributário.
Um dos pontos que vai impactar diretamente o sistema são as mudanças na NF-e e na NFC-e. A Nota Técnica 2024.002 IBS/CBS/IS traz novos novos grupos, campos e regras de validação nos leiautes, que ainda terão detalhamentos referentes ao impacto e à aplicabilidade.
Além de considerar este documento técnico, os estudos realizados pela equipe para adequar o sistema às novas regras se baseiam, também, nas seguintes publicações:
Emenda Constitucional 132/2023:
Altera o sistema tributário nacional com a substituição dos tributos atuais, repartição de novas receitas, transição para o sistema criado e gestão do novo modelo;
Tabela de Código de Classificação Tributária do IBS e da CBS:
Uniformiza os códigos de classificação tributária que serão utilizados por contribuintes e autoridades fiscais na apuração e declaração do IBS e da CBS.
Tratamento em reforma
Faturamento NFS-e
Importação das classes novas para a NFe, para realizar a entrada e a emissão de notas fiscais de acordo com a nova legislação.
Revisão novas regras
Rentabilidade Real
Revisão da rentabilidade real com a inclusão dos novos impostos nos cálculos, buscando garantir a assertividade na precificação.
Revisão novas regras
Rentabilidade de Pedidos
Revisão da rentabilidade de pedidos, considerando os novos impostos que incidem sobre o preço de venda e o custo do produto.
Revisão de processos
Análise de Compras
Revisão dos processos de cotação, solicitações e análise de fornecedores para facilitar a tomada de decisão nas compras.