Conheça as novas siglas da Reforma Tributária e o impacto de cada imposto no seu dia a dia
Uma das principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária é a introdução de novos impostos e contribuições, como o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), a CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) e o IS (Imposto Seletivo), substituindo tributos existentes como ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI.
O objetivo é unificar as regras tributárias em todo o território nacional, além de promover a não cumulatividade e a transparência no recolhimento dos tributos.
A Contribuição Sobre Bens Serviços substituirá impostos federais sobre o consumo, como PIS e Cofins.
A CBS faz parte do chamado Imposto sobre Valor Agregado (IVA Dual), que conta ainda com o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
O Imposto sobre Bens e Serviços unifica e substitui dois impostos: o ICMS, que incide sobre a movimentação de mercadorias, e o ISS, aplicado sobre a prestação de serviços.
A principal vantagem do IBS é ser não cumulativo, ou seja, o tributo não se acumula em cada etapa da cadeia produtiva. Com essa abordagem, cada contribuinte paga somente o tributo referente ao valor que adicionou ao produto ou serviço.
Também conhecido como “Imposto do Pecado”, prevê alíquota extra sobre os seguintes produtos que prejudicam a saúde ou o meio ambiente:
A transição da Reforma Tributária começará em 2026, com a cobrança inicial da CBS e do IBS a uma alíquota teste de 0,9% e 0,1%, respectivamente. A transição será gradual, com a extinção de tributos federais, estaduais e municipais, e a adaptação do sistema tributário ocorrerá ao longo de várias etapas até 2078.
Confira os impostos, mecanismos e medidas trazidas pelo novo sistema tributário
Versão 1.06 da NT 2025.001 fortalece a preparação para o novo modelo tributário nacional.
A versão Beta da Calculadora de Tributos foi criada para apoiar a implantação da Reforma Tributária sobre o Consumo, promovendo o cálculo padronizado da CBS, IBS e Imposto Seletivo.
Objetivo é verificar se os campos de tributação informados em um documento fiscal eletrônico estão de acordo com a Reforma Tributária
Mais empresas serão obrigadas a atender as exigências a partir de outubro deste ano. Entenda o que essa mudança tem a ver com a Reforma Tributária.
CNPJ com letras e números será implantado a partir de julho de 2026. Entenda melhor essa mudança, os impactos para a sua empresa e como ela se relaciona com a Reforma Tributária
Saiba quem se enquadra na categoria de trabalhadores criada na lei da Reforma Tributária e como funcionará esta modalidade
Confira o infográfico e saiba quais são os principais pontos da nova lei, que será implementada por fases a partir de 2026.
Saiba por que ele vai substituir o Certificado Digital A1 e como essa mudança se relaciona com a Reforma Tributária.
Entenda melhor os principais pontos da proposta e saiba como preparar a sua empresa para as novas regras