NOVOS TRIBUTOS

Conheça os novos tributos da Reforma Tributária

Conheça as novas siglas da Reforma Tributária e o impacto de cada imposto no seu dia a dia

Uma das principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária é a introdução de novos impostos e contribuições, como o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), a CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) e o IS (Imposto Seletivo), substituindo tributos existentes como ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI. 

 

O objetivo é unificar as regras tributárias em todo o território nacional, além de promover a não cumulatividade e a transparência no recolhimento dos tributos.

Confira quais são os novos tributos

Contribuição sobre bens e serviços

CBS

A Contribuição Sobre Bens Serviços substituirá impostos federais sobre o consumo, como PIS e Cofins.

A CBS faz parte do chamado Imposto sobre Valor Agregado (IVA Dual), que conta ainda com o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Imposto sobre bens e serviços

IBS

O Imposto sobre Bens e Serviços unifica e substitui dois impostos: o ICMS, que incide sobre a movimentação de mercadorias, e o ISS, aplicado sobre a prestação de serviços.

A principal vantagem do IBS é ser não cumulativo, ou seja, o tributo não se acumula em cada etapa da cadeia produtiva. Com essa abordagem, cada contribuinte paga somente o tributo referente ao valor que adicionou ao produto ou serviço.

Imposto Seletivo

IS

Também conhecido como “Imposto do Pecado”, prevê alíquota extra sobre os seguintes produtos que prejudicam a saúde ou o meio ambiente:

 

  • Veículos
  • Bebidas açucaradas
  • Bebidas alcoólicas
  • Bens minerais
  • Concursos de prognósticos e fantasy sport
  • Embarcações e aeronaves
  • Produtos fumígenos (cigarros e relacionados)

Quando a cobrança começa a valer?

A transição da Reforma Tributária começará em 2026, com a cobrança inicial da CBS e do IBS a uma alíquota teste de 0,9% e 0,1%, respectivamente. A transição será gradual, com a extinção de tributos federais, estaduais e municipais, e a adaptação do sistema tributário ocorrerá ao longo de várias etapas até 2078.

O QUE IRÁ MUDAR

Mudanças da Reforma Tributária

Confira os impostos, mecanismos e medidas trazidas pelo novo sistema tributário

Notícias

Acompanhe as últimas notícias sobre a reforma